18 de julho de 2009

Anima Mundi 2009: DIA 08

Nosso oitavo dia, foi o dia mais cheio até agora! Até então só aviamos ido no cinema Estação Botafogo para ver os curtas, mas dessa vez demos um pulo na Praça Animada e no CCBB e depois seguimos para o Cine Odeon para vermos mais curtas e um longa.
A primeira parada foi no CCBB, fomos principalmente para comprarmos os ingressos da sessão de Caroline e da Premiação. Aproveitamos que estávamos lá e observando um pouco do Pixalation, e os pequenos filminhos que as crianças ali faziam, muito interessante! Sabado e Domingo ficaremos mais tempo, dai poderemos falar mais.
Fomos logo para o Cine Odeon para chegar cedo e conseguir um lugar bom. Chegando lá, novamente, encontramos com aquele carinha que estava trabalhando na Estação Botafogo, ele nos comprimentou com um outro "valeu!". Compramos os ingressos, para ambas sessões, e fomos ver o Curtas 8. Assim que saímos da sala, no final, já entramos na fila para entrar para ver o Longa 1.
O pior que, enquanto estávamos na fila para entrar para o Longa 1, ficamos ao lado do Scott Tom da produção do Caroline, e só fomos saber quem era ele quando chegamos em casa! Ainda não estamos conformado! Bem, vamos aos curtas da sessão Curtas 8 e ao Longa 1 ($9,99).
Como Comer Um Elefante: Curta feito por brasileiros mostra uma critica as garotas que concorrem aos Concursos de Miss. Foi muito engraçado ver a inocência (para não dizer burrice), daquelas modelos. Concorrente forte para ganhar como melhor curta brasileiro!
Pig Me: Uma história muito engraçada de um lindo porquinho carente a procura de uma amizade após conseguir fugir de um matadouro. E também uma critica para aqueles que comem carne de animais.
The Cat Piano: Curta com fortíssimas chances de ganhar! Uma belíssima narrativa de uma história de sofrimento, música e amor. Animação cativou a todos que estavam na sala. Realmente um curta digno de ganhar.
E.T.A.: Com certeza o diretor é um grande fã de Matrix e Alien. Uma pequena animação que tem sua história focada a um plot twist no final, que não iremos contar, obviamente. O curta poderia ser um pouco maior!
Camilla: Mais um curta que nós ensina de que procuramos a felicidade em todos os lugares, menos em baixo de nosso nariz. Se ele não tivesse sido tão longo, com certeza seria melhor. teve várias cenas completamente descartáveis.
Moi Chinois: Outra ótima animação! Uma critica divertidissima dos clicés dos chineses. Um dos mais aplaudidos e concerteza um dos melhores da sessão.

Além do Curtas 8 fomos ver um dos filmes mais esperados do festival o "$9,99". Filme australiano feito usando a tecnica de stop-motion. Já tinhamos comprado os ingressos, isso nos poupou de pegar uma enorme fila. Mas uma vez cinema lotado! O única coisa ruim que aconteceu foi alguns engraçadinhos que ficaram fazendo palhaçada a sessão inteira. Não gosta de cinema, para quer ir $%#$$@! Enfim...
Fiquei muito impressionado com os personagens criados, ele são muito reais, nunca havia visto tanto realismo. O roteiro é muito bom, tudo se encaixa perfeitamente no final. Por ter muitas cenas engraçadas o filme diferencia daqueles outros filmes filosóficos chatos de ver. Ele é o tipo de filme que agrada a todos. Terminou com gosto de quero mais!
Vocês, paulistas: não deixem de ve-lo!
---
Hoje vamos para a Sessão Especial "Laika Apresenta "Coraline" na Praça Animada. Como o post ficou muito grande amanhã a gente posta nossa SEGUNDA ENTREVISTA INTERNACIONAL, dessa vez com um francês o Cedric VIllan, realizador de dois curtas selecionados para o Anima Mundi: "Portrats Ratés à Sainte Hélène" e "Moi Chinois" o CEDRIC VILLAIN.