14 de julho de 2009

Anima Mundi 2009: DIA 04

E quando pensávamos que não poderia ficar melhor, nos surpreendemos! Hoje fomos na sessão Curtas 3 no cinema Estação Botafogo. Como de costume chegamos bem cedo para podermos agarrar um lugar descente. Sorte! Em plena segunda feira, cinema lotado! Sim, lotado, não tinha lugar para mais ninguém, alguns até tiveram que sentar nos bancos que ficam no fundo da sala.
Foi a sessão com curtas mais "pesados". Temas mais densos: morte, guerra, liberdade... amor. Gostaríamos de falar apenas dos melhores da noite, mas dessa vez não vai dar, vamos ter que falar de todos, seria injusto.
Le Dernière Feuille: Como já é de costume dos franceses, um curta extremamente artístico. Foi como ver um quadro em movimento. As vezes nós ficamos dependentes de tantas coisas banais, que não percebemos que se não acreditarmos em nós mesmos, não haverá inverno que nos derrube. Uma linda história, contada de uma forma maravilhosa.
Line Dance: Um curta bem psicodélico. Linhas, cores, os movimentos e a música deixam você até meio tonto. Me fez lembrar do curta "Jam", que vimos no primeiro dia. Talvez haja alguma mensagem além daquilo, não sei. É difícil saber.
Wanted: Uma viajem de duas adolescentes, a nerd e a rebelde. Ambas a procura de diversão. Uma história típica de adolescente descobrindo a vida. Desenhos muito criativos, os clássicos bonequinhos de pau de uma forma mais arrojada. Uma animação divertida.
No Place Like Home: Me fez lembrar dos clipes do Chris Cunnigham. Viajem ácida total. Nem sei o que dizer! Eu não soube definir quando era real, e quando era em 3D. Sensassional. Uma animação de explodir a cabeça!
Morana: Morana, no folclore Eslovaco, é a deusa do mal. Animação faz um paralelo entre um caçador que corre em um campo desértico com um executivo que foge de uma megalope em guerra. Ambos são persuadidos pela deusa. Curta com uma direção de arte impecável. As cenas de guerra na cidade são muito reais. Faz você se sentir dentro daquela história, junto com aqueles dois homens, correndo pelo campo, ou fugindo daquele caos urbano.
Chicória e Café: Apesar de tudo, uma história de amor. O homem, preso por uma cultura machista, não soube dar valor naquilo que ele amava. Mais um curta com uma direção de arte impecável.
Skhizein: Um curta muito criativo. Um garoto que depois de ser atingido por um meteoro, seu corpo se move 91 cm dele mesmo. Uma mensagem para aquelas pessoas que preferem se adaptar a um problema, ao invés de tentar corrigi-lo pela raiz.
Horn Dog: Um curta feito pelo Bill Plympton, famoso ilustrador americano. Repleto de piadas de humor negro, um pequeno cão tarado tenta de várias formas conquistar uma linda cadelinha.
Entramos em contato com com realizadores de dois curtas: "No Place Like Home (da Holanda) e do "Chicória e Café" (da Eslovénia), mas ainda não obtivemos respostas. Fiz algumas perguntas para ambos, assim que recebermos algum sinal de vida deles, posto aqui.
Amanhã vamos ver o Longa "Peur(s) Du Noir (O Medo do Escuro), no cinema Estação Botafogo. Animação feita pelos artistas gráficos mais arrojados, modernos, urdergrounds e cults do nosso tempo. Abaixo vocês podem da uma olhada no Teaser do filme.

LINKS INTERESSANTES: