15 de julho de 2009

Anima Mundi 2009: DIA 05

Foi como ver um pesadelo.
Hoje fomos ver a sessão do Longa 2. Chegamos bem cedo para garantir um bom lugar, mas não foi tão necessario, a sessão não estava tão cheia como a de ontem.
Para mim, o medo mais forte é o medo do escuro, o medo do deconhecido. "Medo(s) do Escuro" soube lidar com isso de uma forma fantastica. Passei boa parte do filme inquieto.
"Medo(s) do Escuro" foi feito pelos maiores artistas underground/cults da atualidade, era impossivel sair algo ruim com essa mistura. O filme mostra várias histórias de terror. Uma entrelaçada a outra de forma magestral. Algo que me impressionou muito. tambem, foi a edição. Pena que não sei falar francês e tive que ficar lendo legenda, caso contrario seria uma outra experiencia audio-visual.



Mudando um pouco de assunto, mas nem tanto. Temos o prazer de informar a todos que conseguimos nossa primeira entrevista internacional. O entrevistado vem da Eslovénia, o nome dele é Dusan Kastelic: Diretor e Produtor do curta "Chicória e Café", animaçãoproduzida pela sua empresa chamada Bugbrain que esta passando no Anima Mundi 2009. (clique aqui para poder nossa critica)
Para não o incomodar muito decidimos fazer poucas perguntas, mas com muita gentileza ele ficou feliz em responder mais algumas outras perguntas. Vamos a elas:
Animação S.A. - Há quanto tempo você trabalha com computação gráfica?Dusan Kastelic: Não sei dizer ao certo... mais ou menos oito anos, eu acho. Na nossa empresa (BugBrain) fazemos animações 2D e jogos de Flash para ganharmos a vida... "Chicória e Café" sempre foi meu projetode estimação- eu não fiz ele para ganhar dinheiro (muito pelo contrario- eu quase fui a falência por causa dele). Ele foi minha segunda animação em 3D. Minha primeira animação em 3D se chama "Perk", ela fez bastante sucesso, participou de vários festivais (como o Sundance e o Siggraph). Se você quer saber por quanto tempo trabalhei no "Chicória e Café": foram mais ou menos dois anos e meio.
Animação S.A. - Quais foram os softwares que vocês usaram no Chicória e Café?Dusan: Boa parte do filme usamos um software de animação 3D bem barato (50 dólares) chamado: Hash Animation: Master. Para finaliza-lo usamos o Adobe After Effects e o Adobe Flash para fazer o Animatic(Animatic é como se fosse um storyboard animado, parte muito importante para qualquer animação)
Animação S.A. - "Chicória e Café", apesar de tudo, é uma história de amor. Da onde você tirou essa história? Ela é baseada em fatos reais?Dusan: O filme foi baseado em um poema de Iztok Mlakar. Iztok Mlakar é uma lenda na cultura folclórica Eslovena. (ator, poeta, músico...), e fico feliz em dizer que ele é um dos tesouros daEslovénia. O poema é baseado em seus próprios avós. A história é universal. Quase ninguém tem vovô e vovó como os do filme, por isso a história toca tanta gente. Visualmente, me inspirei nos meuspróprios avós.
Animação S.A. - Como se sentiu em ter uma animação passando em um festival aqui no Brasil?Dusan: Fiquei muito animado! Notei que a reação do público ao ver meu curta é muito diferente em diversas partes do mundo. Interessante, mas verdade: normalmente o publico de países com clima quente gostam mais do filme do que os de clima frio! Parece que pessoas que vivem em climas quentes gostam de histórias como a do "Chicória e Café". Com isso, estou esperando uma reação calorosa dos brasileiros.
Animação S.A. - Como é o mercado de animação na Eslovénia?Dusan: Eslovénia não possui um mercado de animação. Eslovénia é um dos menores países do mundo (possui apenas dois milhões de habitantes), por isso o pais é muito pequeno para um mercado demidia em massa. Nos não temos faculdades de animação, temos poucas pessoas trabalhando com isso. Porem essas poucas pessoas tem muita força de vontade, seus trabalhos vem melhorando de ano a ano. Eu anseio por tempos melhores em breve.
Animação S.A. - Quais são suas principais influencias?Dusan: Pergunta muito difícil que são tantas. O que vem primeiro na minha cabeça é a Pixar (obviamente), Tim Burton e Terry Gillian.
Animação S.A. - Você tem algum conselho para aqueles que querem trabalhar com computação gráfica?Dusan: Acredito que a computação gráfica já tem "maturidade" suficiente para surpreender todos com suas ferramentas ao usa-las pra criar ótimas historias. Sempre vejo animações em computação gráfica com qualidade incrível, porem com historias fracas. Então eis meu conselho- não seja tão fascinado com a tecnologia! Computadores e softwares são apenas ferramentas- daqui a dez anos ate a mais avançada computador gráfica será obsoleta. O mais importante sempre foi e sempre será ter uma boa história.
Uros e Mateja (parte da equipe do curta) junto com Dusan.
FOR DUSAN: We would like to again thank for your attention and kindness. With your help the blog has taken a huge step today. Thank you very much!
---
LINKS INTERESSANTES: