19 de agosto de 2009

Circuito Baiano de Animação

e
Por: Kamui Lopes
O mês de agosto, aqui em Salvador, foi cheio de eventos artístico, como o habitual, contudo neste início de mês, minha cidade foi invadida por eventos que exibiam animações de artistas locais e internacionais, exposições e festival de animês.
Foram cerca de 10 eventos simultâneos que movimentaram ainda mais a cidade:
. III Animaí - Animação levada a sério na Bahia (02 - 09 de Agosto)
. Mostra Pioneiros da animação (03 até 09 de Agosto)
. Quartas Baianas (05 de Agosto)
. Mostras de Animação Francesa - Decididamente animado (03 - 09 - Agosto)
. Mostra ANIPOLITAN (03-09 de Agosto)
. Lotte Reiniger - Exposição (03 até 23 de Agosto)
. Animangá - Exposição (03 - 16 de Agosto)
. Mostra Otto Desenho Animado - (03 - 09 de Agosto)
. Imagens em 5 Quadrinho - Exibição (09 de Agosto)
. O Cavalinho que só cantava na chuva - Espetáculo baseado em animação (06 de Agosto)
Estes projetos tiveram como objetivo a inserção da Bahia no roteiro dos grandes eventos e produções de animação e sobre animação. Destinada a profissionais, estudiosos e apreciadores de filmes de animação para poder terem acesso as novidades, materiais e discussões que revelem os cominhos da linguagem em uma semana intensa de atividades que incluem todos estes eventos supracitados.
Ao longo desta programação, inteiramente gratuita, o espectador pôde apreciar obras de diferentes países, gêneros, estilos e técnicas. A integração artística proposta de unir curtas, exposições de cartazes e imagens, mostras e espetáculos cênicos, apimentou o mês e deu ao projeto “uma cara” baiana.
Reconheço a demora em postar aqui sobre estes eventos, mas nunca é tarde para corrigir um erro e parabenizar a DIMAS - Diretoria de Audiovisual ligado a FUNCEB - Fundação Cultural do Estado da Bahia, a SECULT - Secretária de Cultura da Bahia, ao Governo do Estado, a Embaixada da França e aos espaços culturais que foram parceiro desta ideia.
O Animação S.A. aprova esta iniciativa que abre espaços e valoriza a produção nacional.
LINKS INTERESSANTES: