23 de agosto de 2009

"O Boto" de Virgilio Vasconcelos

Por: Marcos Ramone
Assim como na semana passada, hoje também teremos uma animação brasileira no Curta da Semana. O nome dela é "Boto", a animação conta a história da lenda do Boto com uma forma bem educativa, divertida e fácil de entender. Feita pelo Virgilio Vasconcelos, que também fez vários outros curtas no mesmo estilo, contando a história de outras lendas Amazônicas e Afro-brasileiras, você pode conferir todas elas no site do animador.
Abaixo vocês podem ver a animação na integra e logo depois uma pequena entrevista que nós da Animação S.A. fizemos com o Virgilio, divirtan-se!
Animação S.A.: Quanto tempo você demorou para fazer o curta?
Virgilio Vasconcelos:
Ele foi produzido para compor um show, cujas músicas são sobre as lendas
Amazônicas e Afro-brasileiras:
A animação foi feita em 2007 por mim - responsável pela modelagem e animação 3D, Suryara Bernardi - responsável pelo design de personagens e Jovan de Melo - responsável pelas pinturas e cenários.
Esta animação foi feita em conjunto com as outras 4 da série, cuja produção teve um prazo extremamente curto: um mês.
Animação S.A.: Quais foram os programas/técnicas que foram usadas?
Virgilio Vasconcelos:
Nesta série, usamos o Blender (para a modelagem, animação e composição), Inkscape (para a vetorização dos desenhos escaneados), Photoshop e Painter (para a pintura de personagens e cenários).

Animação S.A.: Há quantos anos você trabalha com animação?
Virgilio Vasconcelos:
Eu trabalho com animação desde 2006, quando completei meu Trabalho de Conclusão de Curso em Design Gráfico: um estudo em 3D da primeira cena de One Froggy Evening, do grande Chuck Jones. O trabalho foi feito em conjunto com o Jovan.

Animação S.A.: Quais são suas principais influências?
Virgilio Vasconcelos:
Minhas principais influências são as animações das décadas de 1940 e 1950, principalmente as da Warner dirigidas pelo Chuck Jones. Também sou fã incondicional do Brad Bird.

VEJA TAMBÉM:
. "Iepê" de Jonota Alves

. "Bob Mosca" de Davi Corbalan
. "O Lenhados e a Raposa" de André Gonzaga