28 de agosto de 2009

RESUMO: 6º MostraCurtas

Por: Marcos Ramone
Com nós postamos no no começo da semana, na última quarta feira rolou a 6º Mostra Curtas na PUC-RIO, e esse ano a amostra teve um dia voltado para animações universitárias, o dia 24. Depois da apresentação dos curtas teve uma palestra sobre "A Popularização da Era 3D" com Levi Luz e o Still (animador brasileiro das antigas).
Não sei como foi o processo de seleção dos curtas, mas eles deixaram muito a desejar. A maioria dos curtas foram muito fracos, mesmo sendo de nível universitário. Já encontrei coisas muito melhores em outras amostras universitárias nesse ano. Mas todo incentivo a essa arte e muito bem vinda!!
O primeiro curta da lista do dia, era "As Aventuras de Jack and Picky", que não rodou no DVD deles, não sei de quem foi o problema do aparelho ou da mídia, mas por isso ele foi descartado.
A segunda animação, "A Condição Humana" quase foi apenas um cara, live action, narrando uma história enquanto uma animação bem simples passava em uma tela atrás dele.
O terceiro a passar na amostra se chama "A Fuga das Bolachas". Um stop-motion mostrando bolachas fugindo de um pacote de Trakinas. Bem melhor que a segunda, porem o criador tem muito ainda a melhorar.
Logo depois passou o "Evolution Intherior - A Flishbowl Dream". Talves a animação mais bem feita. Outro stop-motion mostrando a vida de alguns peixes em um aquário, cenário e personagens todos compostos por utensílios domésticos. Foi bem criativo.
O quinto, "Falar Calar", foi bem curtinho, um minuto e oito. Foi o mais bem produzido, mais bem acabado. Com uma animação bem simples os criadores conseguiram mostrar o que eles queriam mostrar.
Depois veio o "Huli Huli Boom". Uma animação bem caseira. Roteiro bobo, animação mal feita, erros com o som, enfim... nível de ensino médio.
Os dois últimos, "Índia" e "Princípios de Animação" estão mais ou menos no mesmo nível do "Huli Huli Boom", os criadores tem muito ainda a melhorar.
Como eu disse anteriormente, o nível dos curtas estão mais para ensino médio do que universitário, com exceção do "Falar Calar" e do "Evolution Intherior" que foram mais bem acabados. Acho que vendo amostras como esta, da para ver que o Brasil necessita muito de uma faculdade que foque a Animação.
O grande vencedor do dia, foi o "Falar Calar". Realmente mereceu o prêmio. A equipe de produção levou para casa R$250,00 e um troféu.
LEIA TAMBÉM:
. Vencedores do SIGGRAPH 2009
. Vencedores do Anima Mundi 2009 RIO e de SÃO PAULO