25 de agosto de 2009

The Tale of Despereaux (2008)

Por: Thiago Vidotto
Um conto de fadas fantástico, feito para crianças mas extremamente agradável para adultos. Conta a história de 3 personagens:
Despereaux - Um camundogo que cresce em uma sociedade dominada pelo medo, onde ele é obrigado a seguir a crença de todos, ter medo de tudo. Mas mesmo sendo o menor deles e o mais suscetível a isso é totalmente o contrário, corajoso...
Roscuro - Uma ratazana forçada a ser mal pelo simples motivo de não poder ser diferente de sua raça
Miggery - Uma empregada que sempre sonhou em ser princesa mas que foi sua vida toda desprezada e ridicularizada
O filme lançado em 2008 foi baseado no livro de mesmo nome da norteamericana Kate DiCamillo publicado em 2003, não tive a oportunidade de ler o livro inteiro, apenas um resumo mas comparando os dois houveram algumas grandes mudanças na versão para cinema que o deixaram mais leve e menos trágica.
A história muitas vezes não tem coerência, mas devemos assistir como ler a um conto de fadas, com a cabeça imaginativa de uma criança. Afinal, chapeuzinho vermelho faz algum sentido?
A mensagem principal do filme é de que devemos libertar nossa imaginação e sermos aquilo que realmente somos e não o que a socidade nos impõem. Pode parecer muito radical isso mas eu gostaria de ter assistido esse filme quando era pequeno, talvez não tivesse sido tão influenciado pelo o que a televisão e a religião me forçavam a acreditar. A ter medo e a ser alienado. Talvez tivesse descoberto a magia da leitura antes.
Existem situações onde a opinião geral é errada; onde sentimentos ruins forças as pessoas a serem aquilo que realmente não são; onde o meio onde cresceram moldam o caráter das pessoas a aquilo que elas não seriam em situações “melhores”.
Daria para exemplificar com várias coisas situações que vivenciamos, como somos manipulados e mantidos prisioneiros de nós mesmos e o quanto nossa capacidade de imaginar é arrancada de nós na infancia, mas prefiro terminar com uma frase do pôster:
Dream Big. Read a Story. (Sonhe Grande. Leia uma História.)
LINKS RELACIONADOS:
LEIA TAMBÉM OUTRAS RESENHAS DO BLOG: