8 de setembro de 2009

Vem aí o Dia Internacional da Animação 2009

Por: Gabriel Cruz
No dia 28 de outubro de 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção é considerada a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.
Por essa razão, o dia 28 de outubro é considerado pela ASIFA do Dia Intenacional da Animação. Para comemorar esse dia, vários grupos mundo afora organizam mostras nacionais e internacionais de filmes de animação.
E o Brasil não está fora dessa. Organizado pela ABCA há pelo menos 6 anos, O D.I.A. é comemorado em terras tupiniquins. E a cada ano que passa o número de cidades aumenta. No ano passado foram 150 cidades que participaram com uma sessão Nacional e outra Intenacional exibidas simultaneamente.
Este ano, além das mostras Nacional, Internacional e Infantil, o evento contará também com uma sessão especial para portadores de deficiência auditiva e surdos, e outras duas destinadas a portadores de deficiência visual e cegos. Estas últimas mostras também podem ser assistidas por portadores de Síndrome de Down e Autismo.
E você pode inscrever seu filme (para ser selecionado) ou sua cidade (para exibir a mostra). O regulamento está no site oficial do Dia internacional da animação (http://www.abca.org.br/dia/  e você pode conferir aqui a fantástica vinhetinha produzida para o evento. Mas corra que é só até o dia 22 de setembro