4 de outubro de 2009

"Balance" de Wolfgang e Christoph Lauenstein

"Balance" é uma animação alemã, lançada em 1989. Dirigida e produzida pelos irmãos gêmeos: Wolfgang e Christoph Lauenstein. O curta ganhou o Oscar de Melhor Curta Animado em seu ano de lançamento.

O filme retrata cinco indivíduos que vivem em uma plataforma que flutua pelo espaço. Sempre que um deles se move, os outros tem que se mover mantendo o equilíbrio para a plataforma não virar. O grupo trabalha de forma cooperativa até que um deles puxa uma caixa para a plataforma. E é então que o desequilíbrio começa.
Veja a animação logo abaixo:
Com uma metáfora, o filme mostra que a cooperação é a chave de tudo. Eles poderiam ter centralizado a caixa, mas isso nem passou pela cabeça de ninguém. Por um outro ponto de vista, a caixa representa a Verdade Absoluta, Deus se preferir. Todos estão em busca dele, mais quanto mais perto você chega, mais longe ele fica. E quando a pessoa vira "dona" da verdade (quando o indivíduo senta na caixa), tudo se destrói, as pessoas são sacrificadas, etc.
Esses foram dois pontos de vista muito interessantes que achei nos comentários do vídeo, postados pelos usuários "DrunknShaolinBoxer" e "svekke005". Uma animação que vale a pena ver várias vezes para conseguir captar tudo que os animadores colocaram ali. Um trabalho espetacular.
O Curta da Semana dessa semana foi uma sugestão do nosso leitor @natiteve.