7 de outubro de 2009

Entrevista com Rodrigo Elias

Vocês pediram então nós corremos atrás e conseguimos uma entrevista com um dos Supervisores de CG do vídeo do plano do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016. O nome dele é Rodrigo Elias, ele trabalha para a O2 Filmes desde março, desse ano, produtora que realizou esse incrivel trabalho.
Nós do Animação S.A. fizemos uma entrevista com o Rodrigo, vocês podem ler ela logo abaixo:
Animação S.A.: Fale um pouco sobre você.
Rodrigo Elias:
Meu nome é Rodrigo Elias, trabalho no ramo de publicidade há 9 anos, sou de Sorocaba/SP e comecei como Arte Finalista em uma agência de publicidade onde trabalhei durante dois anos, mas logo descobri que eu gostava muito de comerciais e FX e arrumei um estágio em uma produtora de vídeo chamada DS Filmes, onde aprendi muito sobre Comerciais, Pós Produção, 3D e Efeitos. Trabalhei lá durante 4 anos.
Em 2006 me mudei para São Paulo, afim de abrir novos horizontes, foi quando entrei na BlackMaria Filmes e Efeitos, trabalhando como CG Supervisor, 3D Generalista e Motion. Em junho de 2008 passei a trabalhar na StudioFly, uma produtora aqui de São Paulo que faz filmes principalmente para o Sul, onde eu trabalhava como CG Supervisor e também Diretor. Em Março de 2009 ingressei na O2 Filmes, para fazer parte da nova equipe 3D montada especialmente para fazer os filmes do Rio 2016. Atualmente fazemos alguns comerciais de publicidade e também estamos trabalhando nos efeitos do longa sobre a vida de Chico Xavier que estreará em 2010.
Nesse meio tempo, fiz dois cursos de animação na Melies, um de animação de personagens e outro de acting, ambos com o excelente professor Marcelo Ortiz.
Animação S.A.: Como foi o processo de produção do vídeo?
Rodrigo Elias:
Este filme, inteiramente desenvolvido pela equipe da O2 filmes, faz parte dos vídeos que foram apresentados ao comitê olímpico internacional para defender a candidatura do Rio de Janeiro como a cidade sede das Olímpiadas 2016. O trabalho contou com uma equipe de 20 pessoas durante 3 meses, e utilizou diversas técnicas de 3D, Composição, e Pós Produção.
Vendo o vídeo é difícil imaginar o que foi feito, 100% dos lugares onde vão acontecer as competições foram modificados ou gerados completamente do zero em 3D e integrados a filmagem de helicóptero. Quase 1 hora de vídeo em 4K foi convertido e estabilizado, feito Color Grading, Tracking e adicionado Ruas, Carros, Árvores, Prédios, lagos, estruturas, banners e looks da olimpíada, e centenas de milhares de pessoas, tudo sempre mantendo o máximo de realismo possível. O software Massive foi utilizado especialmente pra gerar a maioria das pessoas 3D, mas também muita partícula, Crowd, e outras soluções. Para nós foi uma grande honra termos participado dessa grande conquista para o Brasil.
Animação S.A.: Como você acha que as Olimpiadas de 2016 vai ajudar no mercado de animação daqui do Brasil?
Rodrigo Elias:
O mercado de animação no Brasil, não pára de crescer... Eu acredito que até 2016, o mercado já estará muito evoluído, e exportando ainda mais trabalhos para fora, feitos daqui mesmo, de dentro do Brasil, e as Olímpiadas com certeza gerarão muitos trabalhos, muitos investidores de fora virão para cá, trazendo suas marcas, e isso será muito bom para todos nós.
Animação S.A.: Você tem algum conselho para quem esta querendo ou esta começando a entrar no mercado de animação?
Rodrigo Elias:
Meu conselho para quem está começando é persistir, não desistir no primeiro desafio, mas principalmente, ter humildade para ouvir os conselhos das pessoas que já estão na área há mais tempo, essa é uma das melhoras formas de crescer. E não ter pressa para chegar logo, mesmo que se tenha que fazer algumas curvas durante o percurso, para se atingir algum objetivo, todo esforço e aprendizado sempre será válido na bagagem.
LINKS INTERESSANTES:
- Site pessoal do Rodrigo Elias