1 de novembro de 2009

Rap da Quadrilha Sem Igual da Oficina Criativa

A Oficina Criativa é "uma caixa de ferramentas cheia de idéias, loucuras, imaginação e, como o nome já diz, criatividade", como já dito no site oficial dos animadores. O primeiro trabalho presente no Portal MTV, é uma série de outro mundo! Marcos Paulo, o Darth Vader Brasileiro. Uma stop-motion feito com peças de Lego e muito bom humor!

Anakin Skywalker, havia acabado de se tornar o temido Darth Vader. Em viagem pelo hyperespaço, perdeu o controle da nave e caiu na cidade maravilhosa, a tão linda e perigosa, Rio de Janeiro. Com o impacto do acidente, esquece de onde veio e passa a atender pelo nome de Marcos Paulo, e crê que veio da cidade de Peruíbe, embora não faça nem idéia de como é esse lugar.
Bem, abaixo vocês podem ver um dos vídeos da série, o "Rap da Quadrilha Sem Igual". Para aqueles que se interessarem, nós do Animação S.A. fizemos uma entrevista com o Rodrigo Knoeller, um dos realizadores desse maravilhoso trabalho.


Animação S.A. - Da onde veio a idéia de começar a fazer os curtas?
Rodrigo Knoeller: Tudo começou quando eu e meu amigo Thiago Rocha trabalhávamos numa produtora de filmes de surf, na cidade de Guarujá-SP, onde moramos. Nos fundos, dentro de um armário, tinha uma caixa repleta de Legos. Era uma época em que toda a equipe estava viajando a trabalho, e ficamos lá sem ter muito o que fazer (risos). Não deu outra, pegamos os Legos e começamos a bolar alguma coisa pra filmar em stop motion. Tinha um boneco do Darth Vader (que na verdade é o boneco do Darth Maul), e na hora que bati o olho nele já disse: "Esse tem cara de Marcos Paulo". Daí surgiu, Marcos Paulo o Darth Vader Brasileiro.
Animação S.A. - Quanto tempo demora para fazer cada episódio?
Rodrigo Knoeller: Cada episódio demora cerca de 8 horas pra ser finalizado. As etapas incluem revisão do roteiro com a equipe, captação de imagens, captação de áudio e edição. O roteiro eu já deixo pronto, mas as vezes ele pode ser adaptado na hora, dependendo de cada situação ou idéia repentina.
Animação S.A. - Como foi saber que as animações iriam passar na MTV?
Rodrigo Knoeller: Foi uma história muito louca. As pessoas assistiam os episódios e diziam: "Isso é a cara da MTV". Só a gente não percebia isso. (risos)
Daí o pessoal que trabalhava na produtora voltou de viagem. O proprietário de lá, que é amigo nosso de longa data, curtiu mas não ia permitir que a gente filmasse lá. Segundo ele, ia ser um uso desnecessário do equipamento dele, como câmera, luz, computadores, etc. E o Marcos Paulo, naquele momento não era prioridade, já que eles tavam realmente repletos de trabalho. É claro que entendemos o lado dele.
Num momento de desespero (porque eu havia me apegado ao projeto) escrevi pra MTV e mandei 6 episódios prontos, pedindo socorro (risos). Eles gostaram muito e se propuseram a nos apoiar com equipamento e estúdio. Daí por diante começamos a gravar lá na MTV, os episódios passaram a ser exibidos na programação do Portal MTV e ganhamos um espaço no site (www.mtv.com.br/aoficinacriativa). Foi muito válido, pois conhecemos como funciona a tv, a ideologia deles, bem como produtores, músicos e alguns VJs.
Animação S.A. - Qual foi a reação do público com os episódios?
Rodrigo Knoeller: A reação foi bastante positiva. Acho que por ser feito com Lego e unir Star Wars (duas paixões nostálgicas) chama muito a atenção. Com o tempo, o blog começou a ser mais acessado e os episódios foram ganhando uma sequência, que passou a ser acompanhada de perto por gente de outros estados. Além do público daqui de São Paulo, fazemos contato com Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Belém, entre outros, e temos até um fâ-clube na Paraíba, com comunidade no orkut e tudo mais. É muito gratificante mesmo. Nunca imaginei que o Marcos Paulo fosse tão longe. E sinto que isso é só o começo.