30 de abril de 2010

Criadores de South Park São Ameaçados de Morte -Novamente!


Bem, todos nós sabemos que South Park é o desenho mais "errado" de todos os tempos. E quando você pensa que eles já ultrapassaram todas os limites, Trey Parker e Matt Stone, os criadores da série, quebram mais uma barreira! Mas vamos voltar um pouco no tempo, para entendermos melhor a situação.
A representação do profeta islâmico, Maomé, é um grande pecado para seguidores da religião. Mas isso não impediu os criadores de South Park, em 2001, a criarem um episódio em que o profeta aparecesse. Na época não se falou muito sobre o assunto. (lembrando que foi um pouco antes de 11 de setembro, não que isso tenha alguma relação.)
Quatro anos depois, em 2005, o jornal dinamarquês Jyllands-Posten publicou uma série de caricaturas de Maomé, dando início a uma onda de protestos em vários países islâmicos. Esses protestos chegaram a causar mais de cem mortes. E no meio dessa confusão toda South Park lança mais um episódio em que Maomé aparece, só que a Comedy Central, canal em que passa o seriado, preferiucensurar a parte em que ele iria aparecer. Mas vocês acham que o assunto morrer ali? Não...
Agora voltamos para 2010, estamos já na décima quarta temporada, e no 200º episodio Trey Parker e Matt Stone decidem alfinetar mais um vez o mundo islâmico. No novo episódio Maomé foi representado com uma fantasia de urso, e dessa vez a Comedy Central não censurou o episódio! Isso causou a fúria de um grupo radical islâmico o RevolutionMuslim, que colocou a seguinte frase em seu site: "que o que eles (Trey Parker e Matt Stone) estão fazendo é estúpido e eles vão provavelmente terminar como Theo Van Gogh por levar esse programa ao ar". Theo Van Gogh foi morto por um militante islâmico por causa de um filme que ele havia feito, o qual acusava o Islã de fechar os olhos para a violencia contra as mulheres.
Depois do ocorrido o canal de TV preferiu censurar o episódio para não causar problemas maiores. Bart, no último episódio dos Simpsons, que passou nesta semana, escreveu a seguinte mensagem em seu clássico quadro-negro: “South Park – nós ficaríamos ao lado de vocês, se não estivéssemos tão assustados”. 
Para ver os episódios (em inglês) completos vocês podem acessar o site da Comedy Central.