17 de julho de 2010

Anima Mundi 2010: Diário Animado - Dia 1


O Primeiro dia não foi de grandes destaques. Assisti no ODEON as sessões de Curtas Competitivos 15, 16 e 17 e o especial Anima Mundi 18 anos.
Apesar de surgir um destaque ou outro, as sessões competitivas de hoje não mostraram aquele curta fantástico, sabe? aquele curta que faz você sair e ficar falando horas e horas com todo mundo sobre ele. Tanto que em nenhum deles eu dei a nota 5 na ficha de avaliação de Juri Popular.
Aliás, uma dica importante: Nas sessões competitvas você sempre vai receber uma fichinha para dar as notas de avaliação dos curtas assistidos. Não deixe de preencher essa ficha. Um dos diferenciais do festival Anima Mundi para outros festivais do gênero é justamente que a premiação do Juri Popular é maior que a do Juri Profissional. Logo é muito mais importante a opinião do grande público na visão dos criadores do festival. Vamos agora aos destaques das sessões competitivas:
Curtas 15: vale a pena por Point of Mouth onde acompanhaos a vida toda de um rapaz vista pela sua boca. desde bebê até a saída do país passando por aventuras juvenis e guerras. Já em Sauna Tango: Você vai se divertir com  massagista dançarino de tango atentendo os frequentadores de uma sauna. Por fim, o já aclamado Pigeon Impossible que já foi um dos nossos Curtas da Semana aqui no Animação S.A.
Curtas 16: Para os fãs dos Irmãos Grimm, The 7 Brothers é bem legal e Le Garçom qui ne mentait jamais de Michel Ocelot (um dos destaques do Anima Mundi 2009) possui belas imagens e um ótimo trabalho com silhuetas. Outro destaque da sessão é a fase Facista de Papai Noel em Santa, The Facist Years do já aclamado Bill Plympton 
Curtas 17: Sessão com menos destaques do dia. Mas os fãs de animação comemoram a volta do psicorrealismo de Chris Landreth(autor de Ryan, vencedor do Oscar de melhor curta de 2005) em The Spine.
 A Sessão Especial Anima Mundi 18 anos fechou o dia com chave de ouro. Recomendo muito para os fãs que acompanham os 18 anos do festival e também para quem nunca foi. Apesar de quase todos os curtas estarem nos DVDs do Melhor de Anima Mundi, teve um sabor especial rever obras primas como Father and Daughter, Le Moine et le poisson, Ring of Fire e o Velho e o Mar na telona. Assim como também rir muito com The Cat Came Back, Guide Dog e Lapsus. Marinheiros de primeira viagem... podem ver essa seção sem medo.

Esse foi só o primeiro dia. Vamos ver o que me aguarda nos próximos.
por: Gabriel Cruz