21 de julho de 2010

Anima Mundi 2010 - Diário Animado - Dia 5

Hoje não foi só um dia de Curtas. Começou o Anima Fórum. Uma série de debates e master classes para o mundo da animação. Este ano estão sendo discutidos em quantas anda o Anima TV, o ensino de animação em algumas das melhores escolas de animação internacionais e o 3d Estereoscópico. Vamos primeiro aos curtas e depois conto um pouco do Anima TV
Curtas 9: Uma boa sessão que seguiu os padrões de começar com curtas estranhos, mas foi melhorando. Destaco Little Quentin onde vemos um caso de Coelho, ajudado por 2 amigos a tentar enconbrir um assassinado. Temos também o emocionanteParaphernalia onde um robô ajuda um garotinho com sérias dificuldades e por fim o engraçasíssimo Operatatatata onde vemos a tentativa de matar um chefão dentro de um musical de ópera.
Curtas 10: Até agora a melhor sessão do festival, Junto com acurtas 4 é considerada imperdível. Uma homenagem ao cinema em Kinematograf, ótimas risadas na história do ratinho que sabia voar em The Mouse that Soared, e o campeão do Oscar de melhor Curta de 2010, Logorama fecha a sessão com Chave de Ouro (e suas mais de 1000 logos pesquisadas para compor o curta. No Rio de Janeiro, essa sessão será exibida na Quinta Feira 22, ás 18 no Arteplex e no Sábado às 15h30 no ODEON. Se você quer uma sessão maravilhosa pode ir sem medo.
Mary and Max; Fechei minhas sessões animadas com chave de ouro para dar a nota Máxima para o longa Mary And Max que já foi falado aqui no Animação S.A. Um Stop Motion maravilhoso que, se você não teve a chance de ver quando estava em cartaz, ainda tem a chance de ver no Anima Mundi Hoje, dia 21 ás 17:30 no CCBB e Quinta, dia 22 ás 17hs na Praça Animada. Se coloco os horário aqui é porque vale a Pena


Começou hoje também a 5a. edição do Anima Fórum. Neste primeiro dia tivemos nosso credeciamento, uma pequena abertura e uma palestra sobre a quantas anda o Anima TV: Programa de fomento de produção de Séries de Animações Brasileiras para a Televisão.

De muitas coisas que foram faladas destaco duas: Primeiro o crescimento da animação brasileira nesses 18 anos de festival: De acordo com César Coelho, até 1992 (primeiro ano do Anima Mundi) foram produzidas 172 obras de animação no Brasil. De lá pra cá foram mais de 2000 curtas inscritos no festival. Que progressão geométrica!!

Segunda coisa: Ver o progresso das 2 séries que estão em produção do Anima TV.Tromba Trem e Carrapatos e Catapultas. Ambos os produtores estiveram presentes e mostraram vídeos e imagens da produção. O Animação S.A. entrará em contato com cada um dos produtores para falar mais a respeito de cada uma delas (Quem sabe num Podcast né gente?)

Por hoje é só. Amanhã começam as Master Classes, Mesas redondas e o Papo Animado (o último item compõe as sessões mais concorrida do festival.).
 Abraços Animados
por: Gabriel Cruz