22 de julho de 2010

Anima Mundi 2010 - Diário Animado - Dia 6

Neste 6o Dia de festival. Fechei as sessões de curtas competitivos. Tem bem mais coisa a ser vista no festival (Sessões Infantis, Animações em curso, panorama, mostras especiais, longas...). Do que tem de competitivo, ainda pretendo ver mais um longa metragem no sabado (Apple & The Worm). Mas coloquei aqui pelo menos os destaques das 17 sessões de curtas competitivos que são as sessões mais aguardadas do evento. Daqui pra frente falarei um pouco do que rola no Anima Fórum, nos papos animados e é claro a premiação no próximo domingo. Então vamos ao que rolou na quarta feira.

Curtas 11: Fechando os curtas competitivos, a sessão teve como destaque o curta Brasileiro Entre nós (já comentado aqui no Animação S.A.), além de Teclopolis, uma animação em stop motion com objetos que visa criticar o crescimento das cidades e por fim L´Homme a Gordini, onde vemos um grupo de resistencia que gosta de vestir azul num mundo onde só se usa laranja.


Papo Animado: Guilherme Marcondes - Começaram hoje as sessões do Papo Animado. Uma sessão onde um animador convidado fala de sua Carreira e responde a pergunta do público. O Brasileiro Guilherme Marcondes, conhecido e premiado pelo curta Tyger falou de sua carreira (hoje trabalhando internacionalmente na área de publicidade). Formado em Arquitetura, Guilherme foi a primeira edição do Anima Mundi São Paulo e desde então decicdiu que aquela seria a sua área de trabalho. Começou trabalhando na Lobo Produções, fez alguns curtas, produziu comerciais e de lá partiu para o exterior onde trabalha até hoje. Ele gostaria de produzir mais curtas autorais, mas como ele mesmo disse a animação publicitária é que "coloca o pão na mesa"
No papo em si, ele começou bem timido mostrando seus trabalhos, mas foi aos poucos se sentindo mais a vontade. Afinal de contas essa é uma das características do Papo Animado. Praticamente o público é o mesmo ha anos naquela sessão. Então rola um certo ar familiar. Vou colocar aqui o Tyger e a Animação Aos Pedaços para quem não conhece ver um pouco da obra dele. Uma de suas características é o uso de técnicas variadas em um trabalho.




O Segundo dia do Anima Fórum foi bem interessante. Começando com uma Master Class de Jordi Grangel da Grangel Studios sobre a produção dos personagens para o Filme Noiva Cadáver de Tim Burtom. O Ponto alto das aulas foram as imagens de apresentação dos personagens e a criação de toda a tipografia do filme. Todos os estudos foram feitos em 2D antes de serem esculpidos.
Na parte da tarde tivemos uma prévia do Papo Animado de Sábado numa entrevista com Stephen Hillenburg. Stephen contou como foi sua carreira até a criação de Bob Esponja. Deu noções de apresentação. Um dos pontos mais bacanas da entrevista foi quando ele colocou que Fórmula de Bob Esponja era toda baseada em O gordo e o Magro. Como ele mesmo disse. Adultos que na verdade são crianças. Por isso a séria fazia tanto sucesso. Mostrou-nos o episódio piloto e a abertura do filme além de seu primeiro trabalho como animador na CalArts.
No final do Anima Fórum, diante da preocupação da formação de futuros profissionais da área no Brasil, tivemos uma mesa redonda com representantes de várias escolas internacionais em destaque. Eric Riewer (Golbelins - França), Maureen Furniss (CalArts - EUA) e Marlene Nascimentos (UBA - Argentina). A mesa foi mediada por Marcos Magalhães. Entre muitos assuntos, pude notar que cada escola tinha um enfoque diferente. Na UBA por ser uma universidade a formação profissional era bem rigida, porém bem ampla. Na CalArts, o objetivo é fortalecer a capacidade criativa dos grandes talentos que lá surgiam e na Gobelins o objetivo é curto e grosso:Preparar o artista para o mercado de trabalho de qualquer forma. Sendo que pra isso o artista já tem que ter uma série de conceitos e formações antes de entrar na escola.
E a maratona Continua...
por: Gabriel Cruz