24 de julho de 2010

Anima Mundi 2010 - Diário Animado - Dia 8

Hoje participei das últimas atividades do Anima Fórum e fui a mais um papo animado. Dessa vez com o animador Daniel Greaves. Eis os destaques do dia: 

Anima Fórum.
De manhã tive a Masterclass com o animador Guilherme Marcondes sobre Animação na fronteira: Desenvolvendo Projeto no Limite entre Técnicas. Marcondes contou como foi produzir seus curtas e comerciais, Contou também da relação com os clientes e a dificuldade que é conseguir controlar os próprios trabalhos. Utilizou maquetes, animação 3D, Stop Motion, ilustração. Impressionante foi notar os simples formatos que ele utilizou para fazer animações bem legais. Já coloquei no dia do Papo Animado com ele os curtas Tyger e Aos pedaços. Coloco aqui um dos comerciais que ele fez para a BBC 2.



A Tarde tivemos uma mesa redonda sobre o 3-D estereoscópico. Moderada por Ale McHaddo (44Toons), a mesa contou com as participações de Adhemar Oliveira (rede Arteplex), Rodrigo Olaio (Mono), Otto Guerra (Otto Desenhos), Mariana Caltabiano (Mariana Caltabiano Criações), Erick Soares (Sony). Nesta mesa pudemos entender como funciona 3-D Estereoscópico, os cuidados que se deve ter numa produção para não causar desconforto visual e uma grata surpresa: Já temos algumas produções de animação Nacionais em 2D a caminho. o Estúdio de Mariana está produzindo um filme animado sobre os lugares do Brasil em 3-D e o próximo longa da Otto Desenhos também terá cópias nessa novidade apesar da técnica e estética da animação serem 2D. Essa palestra encerrou a edição 2010 do Anima Fórum.

Papo Animado Daniel Greaves: O Convidado dessa sexta feira foi sensacional. Daniel Greaves tem um jeito bem peculiar de colocar as peças bidimensionais no espaço tridimensional. Com essa brincadeira ele conseguiu além de estabelecer um determinado vocabulário plástico, estabelecer uma linguagem também para seus trabalhos comerciais. trazendo uma certa beleza e uma pitada de bom humor. Pena que no papo animado não pudemos curtir todo o curta FlatWorld, mas pudemos desfrutar completamente dos ótimos Manipulation e Little Things que coloco um trecho de cada aqui para apreciação.

por: Gabriel Cruz