25 de julho de 2010

Anima Mundi 2010 - Diário Animado - Dia 9

Neste penúltimo dia do Anima Mundi no Rio assisti a mais um longa metragem. The Apple & the worm. é uma daquelas histórias fechadinhas, com o velho estilo do personagem rabugento que inicialmente parece um vilão e aos poucos vai mudando no desenvolvimento da trama. O Filme conta a história de Torben. Uma maça que como qualquer outra maçã, é ansioso  e teme ficar doente. Sua maior ambição é ser a maçã mais perfeita e bonita do supermercado. Mas tudo muda quando é atacado por Sylvia, uma pequena lagarta. É um filme simpático, mas não maravilhoso. Pais que não gostam de ver personagens usando de palavras de baixo calão devem evitar o filme (não são palavras pesadas, mas podem incomodar).
Papo Animado - Stephen Hillenburg

Por fim o último e mais aguardado Papo Animado do festival. Stephen Hillenburg, criador de Bob Esponja.Como tinha falado já tinha tido a oportunidade de ouvi-lo falar numa conferencia do Anima Fórum. Mas mesmo assim foi fantástico vê-lo falando de sua relação com o Mar e de como isso o fez caminhar para a Biologia Marinhae chegar até a Animação. Ver sua trajetória como animador, desde seus curtas autorais até Bob Esponja, passando por A Vida Moderna de Rocco como diretor foi bem legal.

Sobre Bob Esponja, Stephen reforçou a questão que a série foi inspirada em personagens como Carlitos onde vemos adultos com a postura de uma criança.  Tanto que boa parte dos roteiros dos episódios partem de situações que os roteiristas passaram na infância. Para ilustrar isso ele mostrou o episódio The Secret Box. E ao comparar O Gordo e o Magro com Bob Esponja e Lula Molusco ele passou o  The Camping Episode. Por fim falou da produção do filme e mostrou o processo de produção do Story Board até a cena finalizada.
Mas para mim o mais surpreendente foi o momento em que foi aberta ao público as perguntas. Formou-se uma fila de animadores, aficcionados por animação e é claro... crianças fãs de Bob Esponja. Quem está acostumado ao Papo Animado aguardaria perguntas engraçadinhas e bobas dos pequenos. Mas o que vimos foi uma total inversão. Algumas perguntas meio bobas como se bob esponja era gay ou se o Polvo Paul participaria de algum episódio de Bob Esponja partiram de pessoas mais velhas enquanto que a galerinha perguntou qual foi a influência da Biologia Marinha na criação do Bob Esponja; Se foi difícil fechar o contrato com a Nickelodeon; Se ele quando era criança se imaginava animador. Tantas perguntas geniais partindo das crianças mexeram tanto com o público que quando um pequeno perguntou a receita secreta do Hamburguer de Siri arrancou aplausos de toda a praça animada lotada de animaníacos. (esta última Stephen dentro do clima respondeu que a receita era tao secreta que nem mesmo ELE sabia qual era).
Agora é aguadar o décimo e último dia do festival no Rio. Quem serão os vencedores do décimo oitavo Anima Mundi? Amanhã Saberemos
Abraços animados
por: Gabriel Cruz