11 de agosto de 2010

Animaí (Ba) - Terceiro Dia


Chegamos ao terceiro dia com um começo meio fraco em comparação aos outros dias, embora se mantenha uma programação bem intensa. Na verdade dei uma olha pela internet e em outras mídias (rádio, televisão) e não encontrei outra cobertura diária, o que de certa forma enfraquece o evento – Claro que já era de se esperar algumas dificuldades, a final o mercado baiano de animação ainda está no processo de desenvolvimento!
Mesmo assim, o Animaí, continua superando minhas expectativas e exibido boas obras como ‘Historietas Assombradas’ de Victor Hugo Borges. Um curta em stop-motion eanimação 3D que impressiona pela estética – meio sombrio em alguns aspectos - e a movimentação, mas que ganha o público em sua linguagem simples e direta que permite adentrar o universo infantil recriando antigos clichês. A obra é ganhadora de vários prêmios e praticamente já circulou no Brasil inteiro, através de mostras e festivais.
Outro momento interessante do evento foram as análises durante a segunda Mesa-Redonda – Novidades na Educação para Animação – com a proposta de discutir as demandas do mercado de trabalho de animação e da escassez de cursos que promovam o ensino regular, seja técnico, seja acadêmico e as apresentações de modelos e experiências no cenário nacional e baiano; entre os palestrantes estavam: Marta Machado (RS) – Anima Edu; Diego Mendel (BA) – SAGA; Pedro Severien (PE) – Faculdades Barros Melo; Albert Moreira (SP) – Departamento de Animação do Pólo Cinematográfico de Paulínia; e a Mediadora Taygoara Aguiar(BA) – UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Esperamos que haja frutos a partir dessas constatações, mas também precisamos nos organizar e fazer nossa parte para melhor reivindicar políticas públicas para o setor. O Animação S.A. incentiva o talento artístico e a profissionalização do mercado.
Bem daqui a pouco tem inicio o quarto dia do Animaí e estaremos lá!
por: Kamui Lopez