10 de setembro de 2010

Diário Animado: Animaldiçoados 2010 - Dia 2 - Parte B

Para aumentar os sustos e surpresas, Ramone não me viu, mas eu, Gabriel Cruz, compareci nas sessões de curtas seguintes neste segundo dia de Animaldiçoados. Com isso conferi as sessões de curtas Grito 4 e Grito 5 (1o. Susto). Vamos então a mais destaques deste segundo dia:
Programa Grito 4.
Esta sessão talvez incomode o espectador com a série Jugglers que basicamente são 2 curtas com a mesma temática: pessoas fazendo malabarismos bizarros. Apesar de ser interessante observar a técnica tradicional 2D sendo empregada o curta fica meio alongaddo mostrando basicamente o mesmo movimento de formas diferentes repetidas vezes. E a coisa piora um pouco quando percebemos que temum outro curta que é a continuação do primeiro.
No entanto esses 2 curtas não apagam o brilhantismo de MouseTrap que aparece entre um e outro para aliviar a tensão. Neste Curta (praticamente micro metragem) Um Rato enfrenta uma terrível a malvada ratoeira para conseguir um pedaço de queijo.
E mais, a sessão vale pelo Brasileiro Andar Superior de Leo Ribeiro, o genialTouchdawn of the Dead com uma partida de futebol americano com zumbis e fechando com Chave de ouro com Scary Therapy onde vemos os tradicionais monstros do terror indo ao terapeuta e ligando suas aberrações a doenças ligadas a psiquê humana. É uma ótima sessão.

Programa Grito 5 - 1o. Pesadelo
A proposta dessa sessão são curtas mais leves para menores de 18 anos. No entanto cuidado, isso não quer dizer que é para a criançada. Alguns curtas tem cenas bem fortes que podem fazer com que seu filho de 5 anos não queira dormir sozinho em casa.
Apesar da sessão contar com os calmos e praticamente inofensivos Granny O Grimm's Sleeping Beauty (onde uma velha conta uma assustadora versão de A Bela Adormecida de forma bem divertida) , o já mais que aclamado por este blog Eu queria ser um Monstro de Marão e Hide (um curta que assusta mas não traumatiza), o Palhaço de The Baloon e o clipe musical MGTM Kids podem deixar a criançada meio traumatizada e ter uma péssima noite de sono.
Aliás, quando saí da sessão troquei conversas com alguns amigos que assistiram e todos concordaram que o MGTM Kids incomodava também os adultos, visto que pareceu que passaram boa parte da produção do curta assustando realmente uma criança com bonecos fantasiados. Chegou a nos incomodar um pouco e a pensar se não teria sido uma experiência traumatica para a criança.
No entanto aquela galera não tão nova e nem tão velha (pessoas de 10 a 14 anos) talvez curtam essa sessão tranquilamente. Só não recomendo para crianças muito novinhas mesmo (5, 6 anos).