31 de janeiro de 2011

Diário Animado: Curso de Animação de Personagem - Aula 03

E mais uma aula do Curso de Personagem da MOVILUC aconteceu, a terceira no total. Se você chegou agora recomendo começar a ler do começo, segue os links das aulas anteriores: Aula 01 e Aula 02.
 Como prometido na matéria passada, ao lado segue um exemplo de exercício de aula, mas precisamente da última aula aonde deixamos as ''boucing balls'' de lado e começamos a trabalhar com personagens mais complexos.
Durante toda a terceira aula trabalhamos com este rig (esqueleto) que você pode ver acima. Ele foi criado pelo próprio professor para podermos estudar. A aula começou dando continuidade aos ''12 Princípios da Animação'' focando desta vez noStage e no Appeal mas também tivemos que aplicar os outros princípios no nosso personagem.
Tivemos que fazer três exercícios: no primeiro tivemos que criar várias poses chaves (keyframes) do nosso personagem em pelo menos quatro momentos de ação (imagem acima).  Já o outro exercício foi dividido em duas partes: a primeira tivemos que fazer uma animação usando o princípio de Straight Ahead, técnica usada bastante em animações 2D mas, como comprovado, muito difícil de ser feita usando a técnica do 3D. Na segunda parte do exercício animamos uma cena usando a técnica mais usada, o Pose to Pose (Pose em Pose), que foi bem mais fácil.
E com a nossa primeira cena já animada terminamos a aula. Antes do curso acabar prometo mostrar todos os exercícios feitos em aula para vocês verem. 
E aguardem segunda-feira que vem tem mais!