16 de janeiro de 2011

Diário Animado: Curso de Animação de Personagem - Aula 01


Depois de um período de férias, nós do Animação S.A. começaremos o ano com mais um "Diário Animado", porém dessa vez um pouquinho diferente: nas próximas semanas nós iremos acompanhar o curso de Animação de Personagem da Escola de Animação e Artes Visuais MOVILUC.
Escola de Animação e Artes Visuais MOVILUC foi fundada por Luciano Armaroli (veja o seu demo reel aqui), em 2011. Luciano faz parte da equipe deHans Donner na TV Globo e foi co-autor da nova marca da Globo. "Desde que voltei dos EUA, em 2003, tive vontade de repassar os ensinamentos que a mim foram dados durante todo esse período dentro e fora do país. Mas só agora, em 2011, entendi que não posso mais esperar porque no Brasil, temos muitas pessoas que gostariam de conhecer e contribuir com as técnicas e, principalmente, com criatividade." disse o Luciano.
A escola, que fica situada no bairro de Botafogo na cidade do Rio de Janeiro, tem como missão reconhecer talentos e potencializar a expressão artística de cada pessoa, com objetivo de formar profissionais para atuar no mercado de Produção Audiovisual na especialidade de Animação.
O curso, ministrado por Sergio Yamasaki, de Animação de Personagem possui uma carga horária de 30 horas dividida em 6 aulas, todas acontecendo aos domingos pela manhã (um horário não muito bom para acordar mas perfeito para aqueles que não tem muito tempo livre e querem aprimorar seus conhecimentos). Yamasaki é formado em Desenho Industrial na Escola de Belas Artes da UFRJ e hoje trabalha na Criação de Arte da Globosat.
Ontem, dia 15 de janeiro, acordei cedo, em pleno domingão (haja vontade! ehehe), para assistir a primeira aula do curso. Fui com minha bicicleta, e não tive dificuldades em guardá-la, com segurança, dentro da escola. A primeira aula foi mais uma apresentação do professor (que é um excelente profissional) e do que iremos ver no resto das aulas. Conversamos um pouco sobre o que cada um gosta, filmes preferidos e sobre a experiência profissional de cada aluno. A turma é bem pequena, apenas cinco alunos, o que é bom pois assim o professor pode dar uma atenção maior a cada um.
Depois de conversar um pouco partimos para a prática e nada melhor do que começar um curso de animação animando a clássica "boucing ball". Para os novatos na área o exercício da "boucing ball" é perfeito para aqueles que estão começando. É uma maneira bem fácil e divertida de aprender os princípios básicos da animação. 
Depois de um pouco de teoria partimos para prática com um exercício bem básico: animar a bolinha quicando, com a supervisão do professor. Ao finalizar recebemos algumas criticas e finalizamos a nossa primeira animação.

A primeira aula foi bem esclarecedora, principalmente para aqueles que tem pouco conhecimento na área. Pudemos ver um pouco de teoria e entender na prática, utilizando uma bexiga, como e porque uma bola se achata (squash) ao tocar o chão e tivemos a oportunidade de testar este conhecimento dentro do software 3D.
Bem, por enquanto é só. Aguardem, na próxima segunda-feira tem mais Diário Animado!