5 de janeiro de 2011

Hayao Miyasaki Completa 70 Anos

No dia 5 de Janeiro de 1941, há exatos 70 anos, nasceu Hayao Miyasaki, um dos mais fantásticos animadores do mundo e o maior nome da animação japonesa da atualidade.
Em seu estúdio Ghibli, no Japão, Miyasaki produziu diversas obras reconhecidas internacionalmente como Porco Rosso, Meu vizinho Totoro, Viagem de Chihiro(Vencedor do Oscar 2003), O Castelo Animado, Ponyo, entre outros.
O sucesso de Miyasaki é tão grande que em 1996 ele conseguiu que ninguém mais ninguém menos que a Disney se tornasse a responsável pela distribuição de seus filmes no ocidente.

Entre seus fãs mais célebres podemos destacar John Lasseter, O nome mais alto dos estúdios Pixar e Disney. Tanto que um boneco de Totoro, personagem de Miyasaki, é um dos figurantes de Toy Story 3. Confira no vídeo abaixo todos os momentos em que Totoro aparece no filme (aviso: tem muitos spoilers, se você ainda não viu Toy Story 3, espere um pouco antes de assistir esses trechos).


Miyasaki já anunciou inúmeras vezes a sua aposentadoria. No entanto, sempre aparecia dirigindo um filme novo. Com Ponyo não foi diferente. Resta torcer para que esse Walt Disney do oriente continue a nos surpreender com sua obra.