8 de setembro de 2011

Minha Experiência de ver 'O Rei Leão' em 3-D

Nesse feriado de 7 de Setembro fomos ver um dos maiores clássicos do cinema de animação da história: ''O Rei Leão''. Depois de quase 20 anos após seu lançamento, o filme chega novamente nos cinemas, agora totalmente convertido para a tecnologia do 3-D.
Quando o ''Rei Leão'' estreou pela primeira vez nos cinemas do mundo, em 1994, eu ainda era uma pequena criança, tinha seis anos, e lembro apenas de ter ido ao cinema ver o filme e não lembro muito da sensação de vê-lo em tela grande. Porém, quando a animação chegou em VHS eu assistia na exaustão, as vezes até mais de uma vez por dia. Hoje quando penso na minha infância, logo penso em Rei Leão.
Com esse gostinho de infância fui ver o filme ontem no cinema. Um pouco com o pé atrás com medo de ver algo que não correspondia com minha lembrança e bastante ansioso para rever essa incrível animação na telona e ainda em 3-D! 
Ao entrar na sala do cinema tive uma surpresa, a maioria ali presentes eram adultos e até mais velhos do que eu. Mas apesar de minoria, tinham crianças presentes também.
E então as luzes se apagaram, e o filme começou.
É impressionante o quão boa é a abertura do Rei Leão! Acho que todos que já viram o filme sabem disso, é de arrepiar!! E ela em 3-D ficou ainda mais incrível! A sensação de profundidade e de imersão é total! Ver o Simba sendo batizado em cima da Pedra do Rei em 3-D foi uma belo começo para o filme! A cena acabou e o logo do filme apareceu na tela. Varias pessoas pessoas na sala soltaram gritos de ''uhu!''.
Depois de passar a ansiedade inicial de estar vendo o filme na telona, a qualidade do cinema (ou da cópia) começaram a me incomodar. Assisti o filme no Unibanco Arteplex de Botafogo, aqui no Rio de Janeiro. Logo no começo o filme ficou piscando um pouco, pensei que poderiam estar regulando o brilho, mas infelizmente esse problema aconteceu durante todo o filme. Incomodou bastante!
O maior ponto fraco do 3-D definitivamente é a falta de brilho. Todos os filmes feitos, ou convertidos, para esta tecnologia ficaram bem escuros. E não foi diferente com ''O Rei Leão''. Nas cenas de dia não dava para notar muito, porem nas cenas de noite complicou bastante. Algumas cenas tive até que forçar a vista para entender o que estava acontecendo, ou pela escuridão ou pela cena ficar toda fora de foco. Novamente, não sei se foi problema com o cinema, ou com a cópia. Alguém teve o mesmo problema?

Mas falando das coisas boas, as cenas de savana, aonde a câmera fica bem colada do chão foi bem legal vê-las em 3-D, dava para ver cada detalhe da vegetação. Assim como várias outras cenas de floresta, principalmente na parte do Timão e Pumba, a sensação de profundidade funcionou muito bem. A dublagem, como já dito aqui no blog, foi a mesma da original (viva!). O que ajudou muito na sensação de nostalgia. Mas mesmo com alguns problemas, o filme foi muito bem convertido (comparado a alguns lixos que vemos hoje em dia). 
No final das contas, todo o dinheiro gasto para ver o filme foi compensado! A Disney conseguiu me convencer a comprar o Bluray do filme. Assim como eu disse no outro post sobre ''O Rei Leão'', não deixa de ir! Se tiver filho, leve-o!! Agora, depois de ir ao cinema ver, posso dar certeza que será um bom programa.  
Hakuna-matata!