15 de julho de 2012

Diário Animado: Anima Mundi 2012 - Dia 02


Continuando nossa jornada animada vamos ao segundo deste diário animado. Hoje foi a vez das sessões de curtas 5,6,7 e 8 e o Longa Japonês To aru hikushi e no Tsuioku (em português A Princesa e o Piloto).
Curtas 5
Destaca-se com o Francês Dans La Tete que conta uma história de um soldado que precisa morrer do jeiro certo para chegar ao céu. Outro curta desta sessão é o simpático O Guitarrista no telhado de Guto Bozzeti que conta a saga de um músico na realização de sua carreira (com situações que muitos músicos vão identificar). Por fim, Kali, o Pequeno Vampiro de Regina Pessoa (ja conhecida pelo público do festival pelo curta história trágica comfinal feliz) segue o mesmo estilo de animação dessa grande artista portuguesa(foto).
Curtas 6
A sessão começa com dois curtas com influências estéticas da linguagem dos quadrinhos: Mentiras são contadas em julho e The Control Master. O HilarianteBertie Crisp que conta a história de uma coelha e seu marido urso na busca de obter um filho (nem que pra isso sequestrem da vizinha). Outro ótimo curta da sessão éBisclavret (foto) que segue uma estética baseada em Vitrais Medievais. Por fim, o dramatico De Riz ou D´armene é mais um curta que trabalha sobre o tema dos desafios da vida dos idosos.
Curtas 7
Apesar de começar com um curta previsível seguido de um outro curta incomodo e confuso, a sessão 7 merece ser vista pelos que seguem, o Hilariante Overcast com várias formas de matar uma pessoa, o belo A Fox Tale que conta a história de uma raposa que se transforma numa linda mulher e o apaixonante Head Over Heels (foto) que é uma linda metáfora às diferenças e paixões de um casal que luta contra a rotina. Em outras palavras, na opinião deste humilde blogueiro: Se estiver atrasado para a sessão, não precisa se matar pra chegar na hora que começa.
Curtas 8
A sessão imperdível do dia é acurtas 8. O curta iranianoTunel, feito em areia fala sobre os túneis subterraneos construidos em gaza para que os palestinos conseguissem comida. Little Tombstone, da Escola Francesa ESMA mostra um duelo de faroeste destacando a qualidade da modelagem dos personagens. Mas o grande curta destaque dessa sessão e do festival até agora é o fantástico Noodle Fish. O que é fantástico neste curta? A forma como ele foi feito: Já imaginou alguém fazendo animação com Macarrão Cru? pois é. O curta é imperdível.
To aru hikushi e no Tsuioku
Desde a mostra sobre o universo de Miyazaki, Otomo e Kon que a animação japonesa ganhou uma atenção especial de minha parte (ja tinha antes sem dúvida, mas ganhou mais espaço após a mostra) e este longa de Jun Shishido segue o padrão destes autores. O Filme conta a história de um aviador que ganha a missão de trasportar uma princesa que é alvo de inimigos de um país em guerra. A história é bem amarrada e possui uma animação fantástica e cenários maravilhosos. Por alguns minutos achei que estava assistindo uma animação do próprio Miyazaki (não pela animação em si, mas pelo fato de ser uma história envolvendo aviões e principalmente pela beleza dos cenários mediterrâneos, bem característicos do criador de Porco Rosso). O Longa equilibra bem os momentos de comédia, drama e ação. Saindo da sessão todos comentavamos como tinha valido apena assistir ao filme e como nem notamos o tempo passar. Esta é a dica de longa metragem imperdível do festival.
Com isso fechamos o segundo dia de filmes. Logo logo Luiz Felipe Suzani Figueira vão falar sobre o que ta rolando no estúdio aberto. Fique Ligado também em nossos perfis no Facebook, twitter (@animacaosa e @gabriel_filipe) eGoogle+..