17 de julho de 2012

Diário Animado: Anima Mundi 2012 - Dia 03


Nesta terceira edição do diário animado, seguimos com as sessões de curtas 9, 10, 11 e 12 e os longas Gartxot, Konkista Aitzineko Konkista e Selkirk, el verdadero Robinson Crusoe.
Curtas 9
Se destaca pelo fantástico Cleo´s Boogie (foto), um trio de Jazz acompanhado de uma cantora bem gatinha. E a visão de uma pacata vida através do tubo de televisão em The Cup Final. A sessão fecharia com chave de ouro com o premiado Det Siste Norske Trollet que conta a história do último Troll na terra. Mas infelizmente não foi exibida direito por problemas na projeção. Ossos do ofício de um animaníaco.
Curtas 10
Boa sessão. Aliás ja começa maravilhosamente com o curta The People who never stop (foto) que faz uma linda metáfora sobre a rotina de um povo oriental sensacional: Os japoneses. O Russo A Festival for Elephantstambém foi uma ótima amostra de curtas russos baseados em belas canções. O Assombroso Cadáver que com a história de um morto vivo que quer dar seu coração a sua esposa ainda viva. Por fim, o surreal Fat que diverte com uma fazenda onde tudo: Animais, instrumentos simplesmente inflam (e sem nenhuma explicação). Podem ver que pelo número de destaques foi a sessão imperdível do dia.
Curtas 11
Outra boa sessão do dia: Tchaikovsky Elegija(foto) faz uma pequena retrospectiva da vida e da obra do músico. Ja o brasileiro Valquíria veio pra mostrar que o talento  e a força dos estudantes de animação da UFMG. Romance é uma linda viagem da alma de duas pessoas que estão dentro de um avião (gostei principalmente da trilha que é uma das obras de Rachmaninoff). O DivertidoPythagassaurus diverte com a história de um dinossauro matemático.
Curtas 12 (visto na 2a. feira)
Essa sessão foi regular. Até começa engraçada com Suur Maja da Estônia que conta a história de um ladrão tentando roubar um prédio enquanto os moradores estão discutindo entre si do lado de fora. Para quem gosta de histórias de Zumbi, o argentinoZumbirama até diverte. Depois a sessão cai um pouco no ritmo. Acaba sendo salva por Buy Buy Baby (foto) no final. Um curta que faz referência ao ritmo e estética moderna das animações da década de 50 (principalmente a UPA).
Gartxot, Konkista Aitzineko Konkista

O segundo longa metragem espanhol que assisti no Anima. A história faz referencia a época medieval e conta a história de um bardo que junto com seu filho, luta pelo direito de continuar cantando músicas de temáticas celtas e árabes que foram proibidas pelo ábade. A estética das personagens tem forte referência na pintura de Pablo Picasso e mais uma vez alerto que, da mesma forma que "Arrugas" é um filme que se deve estar preparado para assistir. Não segue a fórmula de Hollywood.
Selkirk, el verdadero Robinson Crusoe. 

Só vou lamentar uma coisa sobre esse filme. Ele ter sido produzido na mesma época que Piratas Pirados. Pois ficou com temática e técnica semelhantes. Mas a história do Pirata Selkirk em busca de um tesouro e trapaceando com a tripulação do navio é fantástica. Um filme bem montado, personagens bem definidos e uma aventura pra lá de divertida. Todos que saíram da sessão ficaram cantarolando a musica tema sobre piratas. Vale a Pena reservar o ingresso desse longa uruguaio-argentino-chleno (assim como o do longa Japonês a Princesa e o Piloto.)
A partir de amanhã as sessões vão diminuir, pois começa o Anima Fórum e os papos animados. Dê sua opinião também. Se não der pelos comentários. Vá na nossa página do Facebook. Também siga nossos perfis no twitter Animação S.A.ou twitter do Gabriel Cruz, e por fim nossa página do Google +