22 de julho de 2012

Diário Animado: Anima Mundi 2012 - Dia 08


Penúltimo dia de DIário Animado. Sessões de Curtas competitivos 15 e 17 (que a essa altura do campeonato só mesmo a galera de SP que poderá aproveitar) e o Papo Animado com PES.
Curtas 15
É uma sessão que começa bem intensa. com o curta sueco Fröken Märkvárdig & Karriarenque fala sobre as frustrações de uma profissional da área de arte e a luta na busca de sua identidade. O Belissimo resumo de uma vida e suas desventuras passam com uma sutil beleza no Brasileiro O Acaso e a Borboleta(foto). Por fim pra contrapor com uma sessão intensa o divertido a Morning Strollque mostra o corriqueiro passeio de uma galinha por diversas épocas.
Curtas 17
Começa com um média metragem de 29 minutos, mas não atrase que Hund I Himlen é uma história muito simpática de uma menina rebelde que vive em um convento e é apegada ao seu cachoro. Zaramella que já arrebentou no festival com os fantásticos Viaje a Marte, Lapsus e Luminaris diverte com o curtíssimo El Hombre mas Chiquito del mondo e sua xícara de café. E o universo do politicamente correto é super satirizado em Le Jardin Echante (foto).
Papo Animado PES - Irreverência, criatividade e objetos que ganham vida
Do mundo da publicidade às ideias que dão vida e uma nova função a objetos inanimados e tudo planejado e justificado. Assim é o trabalho de PES.
Relembrar Clássicos dos Games antigos (pegando uma pizza e tirando uma fatia, animado assim um PAC MAN), colocar dois sofás mantendo relações sexuais no alto de um prédio, fazendo spagheti com pega varetas e elásticos e guacamole com granadas foram algumas das idéias desse cineasta que produz curtas de no máximo um minuto. E isso alternando trabalhos autorais e comerciais.
Pes também falou dessa relação. Da frustração de não poder realizar as suas idéias em seus trabalhos comerciais e de como isso o fez buscar essa nova linguagem. Quando faz um filme ele busca dar uma personalidade a personagens sem rosto. E todo esse trabalho parte da animação. Segue alguns dos curtas dessa figuraça do stop motion que ja está trabalhando num longa metragem que é um revival da Guangue do Lixo (que foi muito conhecido no Brasil na década de 80).

Com esta figuraça, encerraram-se os Papos Animados de 2012 do Anima Mundi. Amanhã a Praça Animada nos aguarda para a sessão de premiação. Quais serão os curtas que vão ser considerados os melhores do festival? Vamos aguardar e conferir.