27 de setembro de 2012

Festival do Rio Começa Hoje com Várias Animações

Durante 15 dias, de 27 de setembro a 11 de outubro de 2012, o Rio de Janeiro é a capital mundial do cinema. O Festival do Rio apresenta 400 filmes de mais de 60 países, exibidos em salas, arenas, praças e até na praia.
O festival também tem filmes de animação em sua programação. Confesso que foi um pouco difícil de encontra-los, tive de caça-los um por um no site do evento. No total encontrei 11 filmes de animação, 7 Longas e 4 Curtas animados.

Destaque para o filme: "Monty Python - A Autobiografia de um Mentiroso" que estreia aqui no Brasil. Pouco antes de sua morte, em 1989, Grahan Chapman, membro do extinto grupo britânico de humor Monty Python, teve sua voz captada durante a leitura de sua autobiografia lançada em 1980. Utilizando-se deste áudio como guia narrativo, 15 diferentes estúdios produziram 17 estilos de animaçãodistintos para representar as memórias e mentiras deste ícone do humor inglês. 
Também podemos destacar os curtas animados brasileiros: "A Varinha Mágica" de Ramon Fária; "Meio e Meio" de Danilo Amorim Rabêlo; "Realejo" de Marcus Vinicius Vasconcelos e o badalado "Linear" de Amir Admoni, que fez bastante sucesso no último Anima Mundi.
Os ingressos para as sessões jã estão a venda. Mais detalhes no site oficial do festival.