21 de fevereiro de 2013

Resenha Especial Oscar 2013 - 'Frankenweenie'

E mais um ano se passa, e mais um filme do Tim Burton chega aos cinemas. Para algumas pessoas está é uma ótima notícia mas para outras nem tanto.
A animação conta a história de Victor e seu cachorro, que também é o seu melhor amigo, chamado Sparky. Victor acaba perdendo o seu companheiro em um acidente de carro e aproveita o projeto de feira de ciências para reviver o seu melhor amigo usando a eletricidade, assim como o Frankenstein.
O roteiro foi baseado em um curta que o próprio diretor criou em 1984, que possui o mesmo nome do fiilme. O curta foi feito em live-action também em preto e branco.

A estética do filme é excelente, mas na minha humilde opinião é uma estética que já esta cansando, Tim Burton criou uma identidade visual, uma bela identidade a proposito, mas ela já esta enjoando, é sempre a mesma coisa. Tirando isso os cenários estão muito bem feitos, possuem detalhes mas não possuem muita variedade. Alguns cenários são meio vazios.
A animação foi feita em stop-motion, e o diretor, como de costume, abraçou a técnica! É muito claro que o filme foi feito assim diferentemente de filmes como o "Paranorman" que tenta criar animações mais fluidas. Mas os "pulinhos" que animação de Tim Burton possui da um charme final ao longa.
O filme por ser feito em preto e branco pode tornar um pouco chato para alguns pessoas que estão acostumadas com filmes coloridos, ms esta escolha foi essencial para montar o clima do filme, filme que possui várias referencias de clássicos antigos do terror antigo e até mesmo de alguns clássicos mais novos como "Jurassic Park".
Apesar de estar meio enjoado com os filmes de Tim Burton eu recomendo a todos "Frankeweenie", ele possui um história muito bem amarrada, divertida e com um belo final! Será que ele leva a estatueta neste domingo? Ficamos de olho!
E se você ainda não viu, o DVD da animação já foi lançada. Clique aqui para compra-lo! Abaixo fiquem com o trailer do filme e algumas imagens da produção.