14 de fevereiro de 2013

Resenha - 'From Up On Poppy Hill' de Goro Miyazaki

O longa animado "From Up On Poppy Hill" conta a história de Umi, uma garota que mora em uma pequena cidade portuária no Japão. A história se passa em 1964, um pouco antes dasOlimpíadas daquele ano começarem. Umi todos os dias levanta um conjunto de bandeiras em homenagem aos viajantes do mar, este gesto diário chama a atenção do garoto Shun, que estuda na mesma escola que ela e observa todos os dias, do porto da cidade o gesto da garota, sem saber quem era ela.
Shun Umi acabam de conhecendo e se apaixonando rapidamente, mas o que era para ser uma história feliz se complica por causa do passado comum que os dois possuem. Não vou contar detalhes para não estragar o filme. A amizade de ambos acabam se fortalecendo pois ambos lutam por um causa em comum: a escola que ambos estudam pretende destruir a Casa de Estudos aonde os estudantes costumam frequentar, um prédio histórico que foi abandonado e tomado pelos estudantes e agora eles lutam pela não demolição do prédio. A desculpa da escola é as Olimpíadas. (Qualquer semelhança com acontecimentos atuais é mera coincidência. #aldeiaMaracana)
E assim a história vai se desenrolando, com os dois se apaixonando e lutando juntos a favor da Casa de Estudos.
O roteiro foi escrito pelo mestre Hayao Miyazaki. Eu não sabia desse detalhe quando vi o filme, e quando ele terminou tive a clara sensação que a história havia sido escrita por ele. É um tipico filme do Miyazaki, uma trama "lenta" sem muitos grandes desafios mas linda de se assistir! As músicas tocadas e cantadas no filme tão aquele toque especial que só o Studio Ghibli é capaz de dar.
O começo do filme confesso que é um pouco lento demais, demora uns vinte minutos para você realmente importar e se interessar pela história, mas quando você entra no filme você esquece do tempo e quando menos percebe o filme já terminou e você fica com aquele gostinho de quero mais.
Apesar da história do filme ser muito agradável existem alguns furos do roteiro que manchou um pouco o roteiro, nada que estrague a trama, mas poderia ter sido um pouco melhor.
A animação é um ponto que me incomodou um pouco no começo. Os cenários do filme são incrivelmente lindos, possuem uma riqueza impressionante de detalhes, já os personagens animados não possuem tantos detalhes assim, as vezes essa diferença fica muito clara. Mas só no começo do filme, depois você acaba esquecendo e deixa de se importar.

Este foi o segundo filme que o Goro Miyazaki, filho do Hayao Miyazaki, dirigiu. Ainda falta muito para ele chegar aos pés de seu pai, mas vendo o "From Up On Poppy Hill" fica claro que ele está no caminho certo. Tenho certeza que iremos ver muitos outros belos filmes dirigidos por ele.
Se você gosta dos filmes do Studio Ghibli, mas precisamente dos filmes do Hayao Miyazaki com certeza irá gostar de "From Up On Poppy Hill". Se você não conhece os filmes do estúdio esta pode ser um boa forma de conhece-lo, apesar de eu recomendar ver primeiro filmes como "Meu Vizinho Totoro" ou "A Viajem de Chihiro".
O filme chegou nos cinemas Japoneses no dia 5 de Maio de 2011. Ano passado ele estreou na França e só agora em 2013 ele está chegando nos cinemas americanos. Ainda não temos nem sombra do lançamento dele aqui no Brasil. Eu só consegui ver o filme pois consegui encontrar para vender o DVD Japonês quando eu estava em Vancouver, não pensei duas vezes e comprei ele! 
Abaixo fiquem com o trailer americano de "From Up On Poppy Hill", e torçam para ele chegar mais breve possível aqui no Brasil!! Ele é um filme imperdível!