21 de fevereiro de 2015

Conheça os Longas Indicados ao Oscar

A festa de premiação do Oscar acontece amanhã nos Estados Unidos, e nesta postagem vamos apresentar um pouco sobre os longas que estão concorrendo a estatueta.

Recentemente fizemos uma postagem apresentando os curtas que estão concorrendo.

Neste ano além dos cinco filmes que estão concorrendo na categoria de Melhor Longa Animado, também temos outra animação concorrendo na categoria de Melhor Música Original.

E antes de falarmos sobre os longas não esqueçam que estamos novamente organizando um Bolão do Oscar. Basta você apostar em qual animação irá ganhar na categoria Melhor Longa Animado, se acertar você concorre a um DVD do ganhador.

MELHOR LONGA ANIMADO

"Operação Big Hero" (Disney): Última animação criada pela Disney Animation, também criadora de Frozen (que acabou ganhando o Oscar no ano passado).

Conta a história de Hiro Hamada, um gênio da robótica, que junto com o robô Baymax e seus amigos combatem um vilão que quer destruir San Fransokyo.

A animação é uma das favoritas a ganhar a estatueta neste ano. Além de ser um ótimo filme, foi produzida por um estúdio que ganhou quase todos os Oscars de Longa Animado durante a história.

Para saber mais detalhes sobre o que achamos acesse a resenha que fizemos do filme.

"Song of the Sea" (Cartoon Sallon): Animação dirigida por Tomm Moore, o mesmo diretor de "O Segredo de Kells" que concorreu ao Oscar em 2010.

É um longa irlandês que conta a história dos Selkies, personagens do folclore antigo celta Ben e Saoirse, duas crianças que vivem em um Farol na encosta do oceano. Elas são uma das últimas de sua especie a embarcarem em uma aventura subaquática para liberar criaturas em perigo.

A animação já ganhou alguns prêmios pelo mundo mas tem poucas chances de levar a estatueta do Oscar. Se formos basear no histórico dos últimos ganhadores; mas sempre podemos nos surpreender.

"Os BoxTrolls" (Laika): Produzida pelo famoso estúdio Laika ("Coraline" e "Paranorman") que desde 2010 também teve uma animação em stop-motion indicada ao Oscar, mas nunca ganhou.

O longa conta a história de Ovo, um garoto órfão que desde bebê foi criado nos esgotos da cidade de Ponte Queijo pelos Boxtrolls, amáveis criaturas que vivem no lixo deixado por humanos. Como os boxtrolls são caçados impiedosamente por Archibald Snatcher e sua gangue, eles apenas deixam o subterrâneo à noite e ainda assim, de vez em quando um deles é capturado. Quando Peixe, o boxtroll que criou Ovo, é pego, o garoto decide se aventurar pela cidade para resgatá-lo. É quando conhece Winnie, uma garota mimada que faz com que perceba que ele é, na verdade, um humano.

Assim como as outras, essa é uma outra belíssima animação. Que também tem chances de ganhar, apesar de serem bem pequenas. Fizemos uma resenha sobre a animação se quiser saber mais sobre a nossa opnião.

"O Conto da Princesa Kaguya" (Studio Ghibli): Dirigida por Isao Takahata ("Omohide Poro Poro" e "My Neighbors the Yamadas"), um funcionário antigo do Studio Ghibli que acabou virando diretor mas já trabalhou em dezenas de filmes como "O Castelo no Céu" e o "Nausicaä do Vale do Vento".

Esta animação é baseada no conto popular japonês "O corte do Bambu". Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres; dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.

Apesar de não ser uma das favoritas, o Studio Ghibli já ganhou um Oscar com "Uma Viajem de Chihiro" que surpreendeu na época, e a história pode vir a se repetir.

"Como Treinar o Seu Dragão 2" (Dreamworks): Premiada animação da Dreamworks. Segundo filme da nova franquia do estúdio. Este que ganhou apenas um Oscar, em 2002 com "Shrek", que foi o primeiro ano da premiação de Melhor Longa Animado.

O filme se passa cinco anos após o primeiro. Soluço convive com seu dragão Fúria da Noite, e estes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka. Juntos, eles precisarão proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Bludvist, que deseja controlar todos os dragões existentes.

Fizemos uma resenha sobre a animação para quem quiser saber mais sobre.

A animação é uma das favoritas a ganhar o Oscar desse ano, não só por ser um excelente filme mais por ter ganhado vários prêmios da Hollywood, incluindo o Globo de Ouro.

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

"Uma Aventura LEGO" (Village Roadshow Pictures): Filme dirigido por Phil Lord e Chris Miller ("Tá Chovendo Hambúrguer") acabou ficando de fora da categoria de Melhor Longa Animado, apesar de ser a animação mais premiada da temporada, que inclui melhor longa pela PGA e pelo BAFTA.

Mas apesar de ter ficado de fora da principal premiação, ela acabou sendo indicada na categoria de Melhor Canção Original, com a música "Everything is Awesome!!!" de Shawn Patterson. Música que é uma das favoritas a ganhar a estatueta, assim como a "Let it Go" de "Frozen" vencedora no ano passado.