15 de março de 2015

História do Cinema de Animação - Os Precedentes (2ª Parte)

Contos da Noite, 2013
Na última postagem, apreciamos um pouco mais dos primeiros precedentes do cinema de animação e a própria fascinação do homem pelo movimento. Agora, iremos conhecer a lanterna mágica, o aparato que permitiu a suposta primeira exibição animada. E também, a contribuição do oriente na história do cinema de animação.

Com a chegada da ciência moderna, após o Renascimento, instaurou-se um ambiente propício para a elaboração de dispositivos que vingariam em outros precedentes técnicos do cinema de animação. A lanterna mágica, a invenção de Athanasius Kircher elaborada em 1646, foi um desses dispositivos. Esse aparato consistia de uma caixa de grandes proporções que projetava em superfícies brancas, dentro de um ambiente escuro, as imagens pintadas em chapas de vidro fino. A projeção se dava através de um mecanismo de lentes com uma iluminação interna própria. A lanterna mágica de Kircher no primeiro instante causou grande susto, o que levou o criador a ser acusado de bruxaria.  Mas logo depois, despertou grande interesse de cientistas, o que permitiu a sua exploração como mecanismo de entretenimento.

Representação da lanterna mágica

A melhoria e desenvolvimento da lanterna mágica possibilitou a primeira exibição animada. E a popularização desse meio de entretenimento fez com que um espetáculo de narrativa macabra permanecesse em cartaz durante anos. O espetáculo Fantasmagorie de Etienne Gaspard Robert, lançado em 1794, utilizava de uma sala escura decorada com elementos fúnebres e projetada com espelhos e vidros para aumentar a ilusão das imagens fantasmagóricas, que eram exibidas pela lanterna mágica. O entretenimento de Robertson (nome artístico de Etienne Gaspard) fez bastante sucesso e ganhou shows similares pelo mundo, sendo até hoje utilizado como entretenimento em parques de diversões. 

Gravura ilustrando o espetáculo Fantasmagorie com a lanterna mágica.

O oriente também contribuiu com um dos precedentes de grande importância para o cinema de animação – as Sombras Chinesas. Existem referências de que os primeiros registros de projeções de figuras sobre telas de linho ou paredes com fundo negro datam de 1.122 a.C. O Teatro de Sombras, como também é conhecido, surgiu na China e difundiu-se por outros países da Ásia. Somente em 1770, a técnica foi importada para a Alemanha e aperfeiçoada com os mecanismos de projeção luminosas, o que proporcionou movimentos às figuras quando projetadas.

Apresentação de um grupo de Teatro de Sombras          

Percebemos que o desejo pela animação e o movimento nas figuras surgiu a priscas eras, contudo, somente a partir do século XIX o homem desenvolveu uma tecnologia possível para tal feito. Na próxima postagem iremos abordar sobre a capacidade do olho humano de reter uma imagem por algum tempo na retina, conhecida como persistência retiniana ou persistência da visão, e como a descoberta dessa peculiaridade humana contribuiu com a história do cinema de animação.