24 de março de 2015

Pixar Libera o RenderMan para Uso Não Comercial

Pixar acaba de liberar o RenderMan para uso não comercial.

O software foi desenvolvido pelo estúdio no meio da década de 1980. Centenas de filmes já utilizaram ele, como: "Star Trek: A Ira de Khan" (1984); "Rei Leão" (1994); a Trilogia do Senhor dos Anéis; episódios I, II e III de Star Wars e é claro, todas as animações da Pixar. A lista completa pode ser encontrada no site oficial.

Seu ponto forte é o calculo de Global Illumination, que é extremamente rápido comparando aos outros softwares. Sua nova versão possui o novo modo "RIS" (RenderMan Integrator System), que promete criar cenas ainda mais realistas.

"Nós recentemente vimos alguns frames finais de "Procurando Dory". Essa é a nossa primeira animação usando o RIS do RenderMan... e está inacreditável." - disse Andrew Stanton, diretor de "Procurando Dory". "O RIS abriu muitas possibilidades criativas para gente, estamos criando imagens que antes eram impossíveis de gerar. O filme está ficando espetacular."

RenderMan pode ser usado dentro do Autodesk Maya e do Katana, mas também possui um modo para renderizar cenas sem precisar da ajuda de outros softwares. Ele funciona com Mac OS, Linux ou Windows e pode ser baixado usando este link.