12 de abril de 2015

História do Cinema de Animação – A fotografia e o Cinema (5ª Parte)


Até então, tivemos a oportunidade de conhecer distintas técnicas e descobertas científicas que foram precedentes do cinema de animação. Essas técnicas que mesmo estando longe do cinema de animação propriamente dito demonstram claramente o percurso tomado pelo homem até chegar onde conhecemos hoje e principalmente o seu fascínio pela imagem em movimento. Agora, iremos conhecer sobre a invenção da fotografia e a origem do cinema.

Por volta de 1820, os franceses Joseph-Nicéphore Niépce e Louis-Jacques Daguerre provocaram uma mudança silenciosa, porém notável ao mundo todo ao inventarem a fotografia e criarem uma nova forma de representação. A fotografia foi uma nova forma de captar e fixar imagens do mundo, a partir da ação da luz.
As rudimentares máquinas fotográficas
As primeiras máquinas fotográficas eram bem rudimentares, sendo basicamente constituídas de um caixote com uma abertura na frente, sem lentes objetivas e o visor. As fotografias eram impressas em placas de colódio, sendo necessário horas de exposição para a impressão da imagem fotografada. Mas foi graças a invenção e desenvolvimento das máquinas fotográficas que foi permitido um aprofundamento nas análises dos movimentos humano e animal. E principalmente, foi o advento da fotografia que permitiu a procedência de novas formas de entretenimento – o cinema e posteriormente o cinema de animação.


Ilustração do kinetoscópio de Thomas Edison
O inventor Thomas Alva Edison e seu assistente William Kennedy Laurie Dickson desenvolveram em 1891, as máquinas kinetógrafo e kinetoscópio. Enquanto o kinetógrafo produzia os filmes em películas de celuloide, o kinetoscópio exibia os filmes. O kinetográfo registrava o movimento, como se fosse uma câmera produzindo filmes de vinte segundos. O kinetoscópio consistia de uma caixa de madeira que permitia a visualização individual dos filmes. O aparelho era acionado ao introduzir uma moeda que fazia os pequenos filmes serem ampliados por uma lupa e assim exibidos na pequena abertura do aparato.

Ilustração do cinematógrafo dos Irmãos Lumière
Entretanto, o crédito da primeira projeção pública foi com a invenção dos irmãos Lumière: o aparelho conhecido como cinematógrafo. Auguste Marie Nicolas Lumière e Louis Jean Lumière, em 5 de dezembro de 1895 projetaram uma sequência de imagens em movimentos intitulada “A Saída dos Operários da Fábrica”. O cinematógrafo foi um aprimoramento dos aparelhos kinetógrafo e kinetoscópio, pois tinha a propensão de filmar e projetar os filmes. A partir da invenção dos Irmãos Lumière, que não acreditavam no sucesso que o cinematógrafo viria a proporcionar, nascia a Sétima Arte da humanidade.

“A Saída dos Operários da Fábrica” - O filme da 1º projeção cinematográfica
Contudo, o cinema de animação, mesmo tendo alguns precedentes semelhantes ao próprio cinema e outros bem antigos, que já induziam a ilusão do movimento (como as pinturas rupestres e os brinquedos ópticos), somente mostrou seus deleites para o mundo, apenas em 1906, uma década depois do nascimento do cinema. Mas, outros fatores e efeitos auxiliaram para o requinte da primeira animação mundial que iremos conhecer mais na próxima postagem.