12 de maio de 2015

Curta os Curtas da Blender Foundation!

Ola pessoal, estou eu com mais uma postagem só que agora como redator! :)
No último artigo falamos da minha paixão incondicional pelo Blender. Por algum acaso vocês sabiam que a cada versão em desenvolvimento a Blender Foundation promove um curta metragem para desenvolver e testar as novas ferramentas? Sim, meu caros, ela faz isso!!!
O primeiro projeto foi o Orange (todos os projetos de curta metragem tem nome de fruta, pois Blender em inglês é liquidificador e frutas nós batemos no liquidificador.) A meta deste curta era demonstrar para o mercado que o Blender poderia ser usado em uma produção. O projeto durou um ano, foi de 2005 a 2006 e gerou o curta Elephants Dream, uma saga tecnológica com várias referências aos filmes de ficção dos anos 80.
O segundo projeto se chama Peach, começou em 2007 e teve sua conclusão em 2008 com o curta Big Buck Bunny. Três roedores arruaceiros resolvem implicar com um coelho gigante amante da natureza. 
Em meio a pequenas gags este coelho resolve se vingar no estilo Rambo de ser.
Um fruto desta empreitada foi a melhoria do motor de jogos do Blender (mais detalhes leia meu artigo anterior) que gerou inclusive um jogo chamado Yo Frankie (projeto apricot).
O terceiro foi o projeto Durian, começou em 2009 e foi concluído em 2010 com o filme Sintel . 
O enredo gira em torno do amor de uma garota (Sintel) por um filhote de dragão ferido (Scales). O filme tem uma pegada anime com um final surpreendente.

O sucesso deste curta foi tão grande que um grupo de fãs resolveu fazer um jogo baseado nele, Sintel The Game
O quarto projeto foi um dos mais complicados na execução e se chama Mango. O grande desafio tanto para os artistas do projeto quanto para a equipe de desenvolvimento do Blender era integrar atores reais com cenários e personagens virtuais. Eis que nasce o Tears of Steel.
Num cenário apocalíptico bem estilão Matrix, a humanidade mais uma vez é oprimida pelas máquinas. A única saída está na mão de um grupo de cientistas que tentam corrigir virtualmente um passado.

Atualmente, ainda em fase de produção existe o projeto Gooseberry que resultará no filme Cosmos Laundromat
O enredo circula numa historia de uma ovelha suicida e um vendedor peculiar que lhe oferece muitas vidas em muitos mundos diferentes.

Todas estas produções estão licenciadas pela Creative Commons. Pra quem não sabe o que é assista este vídeo.
Ou seja, você pode usar e abusar não somente do filme, mas da trilha sonora, texturas, personagens e muito mais. No site de cada projeto citado tem a área de downloads onde todos os arquivos e fontes encontram se a sua disposição.
Todos estes materiais são uma fonte muito boa de estudo. Analisando os arquivos fonte podemos ver como os artistas resolveram vários problemas dos projetos. 
Bem pessoal, era isso que tinha pra mostrar. Até a próxima!