17 de junho de 2015

Conheça o Projeto Morevna

Até agora falamos de produções e softwares livres. O que acham de conhecer a fundo um projeto que envolve animação com software livre? Estou falando do projeto Morevna!
Morevna é uma iniciativa independente que visa testar e melhorar as ferramentas de código aberto, adotando os na produção de animação real. Como parte dessas atividades que é documentar os fluxos de trabalho desenvolvidos e abordagens para ajudar os outros a aprender e publicar resultados de produção com conteúdo livre.
A serie que está sendo produzida se chama The Beautiful Queen Marya Morevna. É uma mistura de anime futurista e conto popular Russo. 

Os softwares utilizados na produção são:
Synfig Studio, para animação  2d, maiores detalhes sobre o software aqui.
Blender para animação 3D, maiores detalhes aqui.
Pencil para ilustração.
Papagayo para sincronismo labial.

Além da serie no site podemos encontrar tutoriais de como produzir animações com software livre, desde a utilização dos programas a criação de workflow de projeto.
Além dos tutoriais, está disponível para download uma biblioteca com vários arquivos fontes para estudo.
Outro destaque do projeto é o Render Chan, um gerenciador de renderização integrado ao Blender e ao Synfig. Com este sistema podemos fazer várias alterações em partes dos projetos, e ele cuida da atualização de todos os demais arquivos.

Como todo projeto livre que disponibiliza seus recursos de maneira gratuita, é preciso monetizar de alguma forma. No caso do Morevna é utilizado o Patreon.