18 de outubro de 2015

História do Cinema de Animação – National Film Board e Norman Mc Laren (18ª Parte)

Nas últimas semanas apreciamos um pouco do desenvolvimento do cinema de animação comercial, inclusive conhecemoso estúdio United Productions of America (UPA), que apresentou um estilo artístico inovador e revolucionário. Indo em direção totalmente oposta a essa produção comercial, no Canadá, teremos o National Film Board que vai desenvolver um cinema de animação voltado principalmente para a pesquisa e a experimentação. Um dos principais representantes dessa vertente será o artista e cientista Norman McLaren.
National Film Board of Canada
A partir de 1939, o National Film Board desenvolve uma produção de filmes animados com ênfase em técnicas artesanais. Com a ajuda financeira que recebiam do Canadá, os animadores do estúdio trabalhavam com liberdade. E um dos intuitos principais do National Film Board era desenvolver um cinema de investigação sobre a técnica, não se preocupando com a rentabilidade dos filmes produzidos. Claro que a ajuda que recebiam do Estado Canadense permitia a promoção ou a própria propaganda de elementos ditados pelo governo. Pois, estes acreditavam que a animação era uma das eficazes formas de repassar uma mensagem governamental.
Norman McLaren (1914 - 1987)
Norman McLaren é considerado um dos principais artistas do National Film Board, pois quando entrou para a organização na década de 1940 o departamento de animação ganhou destaque e distinção por seus trabalhos experimentais. McLaren foi argumentista, desenhista e animador, responsável por integrar um universo visual e sonoro capaz de produzir de forma independente e principalmente partindo contra a animação comercial, extremamente abundante nos anos 1940.
Boogie-Doodle (1941)
Norman McLaren estudou na Escócia e a partir de 1930 iniciou suas experimentações estéticas explorando técnicas alternativas de animação. McLaren desenvolvia um trabalho artístico focado principalmente na essência do movimento. “Animação não é a arte do desenho que se move; ao invés disso, é a arte do movimento que é desenhado. O que acontece entre cada frame é mais importante do que acontece em cada frame.” – Uma das mais conhecidas citações de McLaren demonstra bem sua fascinação com o movimento, e como este elemento é a essência do cinema de animação.
Blinkity Blank (1955)
McLaren pesquisou e trabalhou com diferentes técnicas de animação conhecidas e contribuiu com grandes inovações artísticas para o cinema de animação. Ele foi responsável pelo desenvolvimento de diversas técnicas como o método direto de pintar sobre a película. O método direto consistia em desenhar diretamente na película cinematográfica de 35mm, essa técnica impossibilitava a criação de cenas complexas, mas explorava a simplicidade visual e expressiva obtendo resultados incríveis e com uma continuidade sem igual.
Mosaic (1965)
McLaren também se preocupou com a sonoridade e a sincronização de som e imagens trabalhando de forma poética. Com isso criou a animação sintética do som que consistia em desenhar a música e os efeitos sonoros diretamente na banda óptica do filme que permitia a criação original de trilhas sonoras em perfeita sincronia com o movimento e as características visuais.
A guerra entre vizinhos de Neighbours (1952)
O cineasta Norman McLaren sempre foi visto como modelo de ativismo político de esquerda. E com sua obra mais consagrada e vencedora de um Oscar, Neighbours (1952), McLaren demostra bem sua empatia contra as lutas, já que o próprio filme é uma alegoria contra as guerras, o combate presente na narrativa do curta-metragem demostra bem a estupidez humana de qualquer conflito. O filme premiado Neighbours foi feito utilizando a técnica de Pixillation, que consiste em uma animação de stop-motion na qual a ilusão do movimento é criada por meio do registro, quadro a quadro, da manipulação de pessoas. O objetivo do filme era encontrar uma forma de harmonia audiovisual para dar conta da harmonia (utópica) do mundo.
The Bead Game (1977) de Ishu Patel
Norman McLaren deixou como legado 59 filmes de animação. O renomado artista   é lembrado na história do cinema de animação pelas suas contribuições revolucionárias, e o National Film Board é notado pela contribuição na busca de um cinema de animação voltado para a pesquisa e experimentação.